24 de março de 2020

Conheça a Prova de Inglês do Teste Anpad e Alcance sua Máxima Pontuação

 O que é o Teste Anpad?

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) em 1987 criou o Teste ANPAD. Este teste é adotado por inúmeras instituições do Brasil como parte do processo seletivo em programas de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis.

 

O Teste ANPAD é composto por 04 provas. As matérias para as provas e o número de questões de cada Teste varia segundo a orientação: Profissional e Acadêmica.

Orientação Profissional Orientação Acadêmica
·    Métodos de mensuração e análise de dados

·    Interpretação de Textos em Língua Portuguesa

·    Interpretação de Textos em Língua Inglesa

·    Caso específico de natureza interdisciplinar

·    Raciocínio Lógico e Quantitativo

·    Interpretação de Textos em Língua Portuguesa

·    Interpretação de Textos em Língua Inglesa

·    Raciocínio Analítico

 

Leia também

Mudanças na Prova Teste Anpad - 2020 Fique por dentro

 

Como alcançar excelente pontuação na Prova de Inglês?

O primeiro passo é conhecer e entender a Prova de Inglês.

No site do Teste Anapd objetivo da Prova de Inglês é descrito como:

1) Interpretação.

2) Padrões textuais.

 

Vamos entender o porquê!

Ao ingressar no mestrado ou doutorado você precisará ler muitos artigos científicos em inglês, tanto para as disciplinas quanto para sua dissertação ou tese.

A tecnologia nos permite ter acesso a inúmeras revistas nacionais e internacionais o que acelerou o ritmo e qualidade das descobertas científicas que são publicadas mundialmente em inglês. Inclusive algumas das melhores revistas Brasileiras, segundo o conceito da CAPES, já são publicadas em inglês.

Então para entrar e alcançar destaque no mundo acadêmico, é preciso dominar a leitura de artigos científicos em inglês e textos acadêmicos da área de negócios.

Agora que você já sabe o objetivo da prova e o porquê desse objetivo, vamos analisar como é a Prova e quais as mudanças que ocorreram em 2020

 

Prova de Inglês – Mudanças para 2020?

A Prova de Inglês do teste Anpad passou por mudanças ao longo dos anos. Destacamos as mais importantes:

- Textos utilizados nas provas passaram a ser artigos acadêmico e científicos, tendo como fonte Journals (Periódicos científicos) e Revistas da área de Bussines.

Os temas normalmente dos textos são da área de negócios, como por ex.: marketing, governança corporativa, tecnologias, recursos humanos, controladoria, logística, sustentabilidade, entre outros.

- Inclusão de questões para relacionar os textos da prova (em geral caem 02 ou 03 textos de temas relacionados), visando interpretação e reconhecimento dos textos de forma conjunta.

2020 mudança no número de questões segundo a orientação:

  • Teste Anpad de Orientação Profissional - Prova de Inglês passou a ser 20 questões
  • Teste Anpad de Orientação Acadêmica - 15 questões

No entanto as questões continuam sendo de múltipla escolha com 05 alternativas mutuamente excludentes.

Em uma análise retrospectiva observa-se que a compreensão e interpretação dos textos são a base para a resolução da prova (estando assim coerente com objetivo da prova citado no início desse artigo). As perguntas envolvendo gramática nunca foram o foco desta prova e normalmente sempre estiveram envolvidas em um contexto.

 

As alterações alinharam ainda mais a Prova de Inglês à uma grande demanda dos programas de mestrado e doutorado: que os alunos sejam capazes de ler e entender artigos científicos em inglês.

 

Como eu me preparo para a Prova de Inglês?

A prova é realizada sem o auxílio de dicionários e você tem 4 horas para resolver além da prova de inglês as outras 03 provas.

Parece apavorante .... mas não precisa ser, se você se preparar com antecedência pode ganhar tempo e ainda subir sua nota geral com o bom desempenho no inglês!

A boa notícia é que o inglês exigido na prova é específico e, portanto, você não vai precisar aprender TODO o inglês do mundo.

Você precisa somente do Inglês Acadêmico focado na área de Negócios

A outra boa notícia é que boa parte do vocabulário da área de negócios é recorrente. Conforme você vai dominando as palavras e expressões mais comuns, você vai criando um alicerce para ter um excelente desempenho na prova.

 

Então o que você precisa é de Foco e direcionamento para:

- Desenvolver uma boa bagagem de vocabulário de inglês acadêmico voltado para a área de negócios.

- Treinar o processo de tradução e compreensão de texto, lendo textos focados e direcionados ao seu objetivo acadêmico;

- Desenvolver conhecimento de gramática para inglês acadêmico, preferencialmente de forma contextualizada. Conforme desenvolve o vocabulário e a habilidade de leitura, você aprende as questões gramaticais.

- Começar a se preparar com antecedência pois o inglês é uma habilidade que você desenvolve gradativamente, semelhante se preparar para uma corrida, é necessário treinamento orientado e tempo de preparo. No caso do inglês um pouco todos os dias é o que funciona. Quanto mais o inglês fizer parte do seu dia, da sua rotina, mais rápida será sua evolução.

 

Leia também

Quando começar a estudar para a prova de Inglês do Teste Anpad

Conheça nosso Curso Direcionado para a Prova de Inglês da Anpad

Fique de olho em nossas mídias em breve lançaremos o vídeo: Dicas para o dia da prova!

 

Desejamos a você, futuro mestrando ou doutorando, muito sucesso!

Inácia Nunes

Equipe English Pós

Ajudando a formar bons pesquisadores

Informações coletadas do site https://testeanpad.org.br/ Em 12/01/2020

cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram