Conheça a English Pós! Inglês para Fins Acadêmicos

Um conhecimento que valerá para sua vida inteira
img
Olá, tudo bem?
Meu nome é Tiago Ferreira, sou o fundador da English Pós, e se você já se perguntou:

  “É realmente possível ler e escrever fluentemente artigos científicos em inglês?”

  “Consigo aprovar em um exame de proficiência?”

  “Eu poderia participar de congressos internacionais?”

  “Apresentar artigos em inglês?”

  “Ter um destaque internacional em minha carreira acadêmica?”

Então você está no lugar certo! Te dou as Boas Vindas à comunidade English Pós

Em primeiro lugar é importante você saber que existem atalhos para dominar inglês acadêmico e você não precisa seguir os caminhos tradicionais, pois eles poderiam ser longos demais para o que você precisa.

Um dos maiores motivos que levam as pessoas a demorarem, muitas vezes anos, para dominar um idioma é a falta de Motivo para aprender (motivação). Essa falta de finalidade acaba tornando o inglês um “remédio amargo” para muitas dessas pessoas, o que infelizmente faz com que o tempo passe e não se avance muito. Esse não precisa ser o seu caso.

Eu acredito que toda pessoa que possui um propósito específico em relação ao inglês, tem uma tremenda vantagem que merece muito ser explorada: A possibilidade de aprender mais rápido.

“Quando há um propósito específico (no seu caso o fim acadêmico, acredito eu) somado às ferramentas adequadas o resultado é que você simplesmente consegue pular diversas etapas.

O fato de você possuir uma finalidade específica te permite traçar prioridades – como ser fluente em leitura antes de ser fluente em conversação por exemplo – e aprender inglês tratando sobre algo que você já entende muito bem: a sua própria área de estudos.

Suponhamos que você ame estudar e pesquisar sobre história da arte e ganhe de presente o melhor livro do mundo sobre história da arte em inglês, te garanto que aprender inglês acadêmico voltado para as artes será muito mais prazeroso e efetivo, por pelo menos 3 motivos:

  Você já conhece bem sobre a temática que está sendo tratada.
  Você vai absorver o sentido do texto, mesmo que não saiba todas as palavras.
  Você vai aprender as palavras pelo contexto, que é a forma de aprender preferida pelo seu cérebro.

A segunda coisa mais importante que você precisa saber é que toda a sua experiência de vida, acadêmica e profissional são valiosíssimas e podem te ajudar muito na conquista de seu objetivo de dominar inglês acadêmico. Este conhecimento sobre sua a área é inclusive mais valioso do que saber inglês básico por exemplo.

Por isso, estamos aqui para te ajudar a aprender sobres as Ferramentas necessárias para você dominar mais rápido Inglês Acadêmico e avançar em sua carreira na academia.

Um pouco sobre a minha jornada para aprender e ensinar inglês

Tenho que te confessar que até meus 18 anos eu costumava dizer que não gostava de inglês (embora adorasse bandas de rock ‘n’ roll americanas e inglesas).

Assim como muitos, após terminar meu ensino médio eu não sabia muito bem que carreira seguir, até que um belo dia uma tia que na época morava nos EUA, me fez o convite de ir passar um tempo lá com ela. Eu aceitei e dois meses depois já estava vivendo em Boston.

Comecei minha jornada lavando muitos pratos e sem saber falar nada de inglês. Depois de um certo tempo consegui melhorar meu inglês e me tornei cozinheiro. Tive a oportunidade de trabalhar em diversos tipos restaurantes (americano, italiano, mexicano, francês, canadense e mais).

Por sorte eu adorava musicas e filmes, então posso te dizer que meus maiores professores lá foram:

– O filme: Forrest Gump
– O cantor de musica folk e rock: Bob Dylan
– Classic Rock (The doors, Led Zeppelin, Pink Floyd, e tudo que tocava na rádio Boston Classic Rock)

Eu pesquisava as letras e as legendas na internet e ia aprendendo os significados, as pronúncias e os sentidos, tudo a partir de coisas que eu gostava muito. O filme Forrest Gump eu já devo ter assistido umas 30 vezes, algumas partes ainda sei de memória rs.

A melhor forma que encontrei de aprimorar o meu inglês

Depois de um tempo eu decidi que era hora de aprimorar um pouco mais, foi quando ingressei na Boston Academy of English e finalizei o curso de ESL (English as second language) e nessa época também eu li meu primeiro livro em inglês: On the Road.

Como eu morava relativamente perto da Harvard, em East Boston, descobri que eles estavam com um projeto em que aceitavam alunos externos para cursar algumas matérias, a Harvard Extension School. Vi que eu podia me matricular, mesmo não sendo americano, e cursei uma matéria de Antropologia.

A matéria exigia uma carga de leitura muito grande e haviam discussões muito interessantes, que eu gostava muito como a imigração nos EUA, direitos civis, democracia, educação para refugiadas e muitas outras coisas que eu gostava e gosto.

Foi aí que meu inglês deu um Salto, fora de uma escola de inglês tradicional e estudando exatamente o que eu gostava.

Passados os 4 anos, decidi voltar para o Brasil. E de volta, comecei a dar aulas particulares de inglês. Sempre optei em ensinar da maneira em que aprendi: com base no que os alunos gostavam, ou em suas necessidades específicas de comunicação.

Quando comecei minha graduação em Contabilidade, passei a dar aula também para os alunos que cursavam mestrado na mesma faculdade que eu, a Fucape. Eles enfretavam desafios parecidos com o que eu tive que enfrentar e superar nos EUA:

Precisavam de inglês avançado (para ler artigos científicos), sem sequer dominar o inglês básico.

Como esse desafio eu já conhecia bem, eu simplesmente segui a fórmula que já havia dado certo para mim: Partir desde o princípio de textos acadêmicos avançados, aprender tudo o que estivesse presente neste textos (seja inglês básico, intermediário e avançado), e avançar um texto por vez.

O resultado é que desde 2010 pude acompanhar a centenas de alunos de Mestrado e Doutorado na conquista da proficiência em inglês acadêmico e me sinto muito honrado em poder testemunhar tantas pessoas superando suas dificuldades e alcançando seus objetivos.

Hoje não cozinho mais rs, me formei em contabilidade e sou mestre em Contabilidade Gerencial e Planejamento Tributário pela Fucape Business School. Atualmente vivo em Santiago no Chile, onde curso Doutorado em Finanças pela Universidad Adolfo Ibañez e desenvolvo pesquisas acadêmicas na área de Finanças, Controladoria e Tributação.

Embora possa parecer que tudo isso acima não tenha muito a ver com ensinar inglês, eu confesso que estou realizando um grande sonho. Eu tenho paixão por ver as pessoas superando seus desafios, e foi por isso que em 2015 decidi Fundar a English Pós como uma comunidade online, para poder contribuir com mais gente na conquista da proficência em inglês.

E como eu adoro saber sobre descobertas científicas, ensinar inglês acadêmico é algo que me faz aprender muito sobre todas as outras áreas além da minha. E de alguma forma também me sinto contribuindo para a ciência, já que quanto mais fluidez de comunicação há na academia, mais intercambio, descobertas e publicações podem acontecer.

Mesmo que você não consiga se imaginar fluente dentro da habilidade que você precisa desenvolver (leitura, escrita, conversação) eu quero te fazer um convite.

Cadastre seu e-mail abaixo, junte-se à nossa Comunidade de Leitores e veja como é possível avançar a passos largos na conquista de sua proficiência em inglês Acadêmico.

Você deseja dominar inglês acadêmico?

Então coloque seu e-mail abaixo (é grátis) e você receberá táticas e estratégias comprovadas que te ajudarão a acelerar seu aprendizado e a avançar em sua carreira acadêmica.
Send a Message