A melhor forma que encontrei de aprimorar o meu inglês
Depois de um tempo eu decidi que era hora de aprimorar um pouco mais, foi quando ingressei na Boston Academy of English e finalizei o curso de ESL (English as second language) e nessa época também eu li meu primeiro livro em inglês: On the Road.
Como eu morava relativamente perto da Harvard, em East Boston, descobri que eles estavam com um projeto em que aceitavam alunos externos para cursar algumas matérias, a Harvard Extension School. Vi que eu podia me matricular, mesmo não sendo americano, e cursei uma matéria de Antropologia.
A matéria exigia uma carga de leitura muito grande e haviam discussões muito interessantes, que eu gostava muito como a imigração nos EUA, direitos civis, democracia, educação para refugiadas e muitas outras coisas que eu gostava e gosto.
Foi aí que meu inglês deu um Salto, fora de uma escola de inglês tradicional e estudando exatamente o que eu gostava.
Passados os 4 anos, decidi voltar para o Brasil. E de volta, comecei a dar aulas particulares de inglês. Sempre optei em ensinar da maneira em que aprendi: com base no que os alunos gostavam, ou em suas necessidades específicas de comunicação.
Quando comecei minha graduação em Contabilidade, passei a dar aula também para os alunos que cursavam mestrado na mesma faculdade que eu, a Fucape. Eles enfretavam desafios parecidos com o que eu tive que enfrentar e superar nos EUA:
Precisavam de inglês avançado (para ler artigos científicos), sem sequer dominar o inglês básico.
Como esse desafio eu já conhecia bem, eu simplesmente segui a fórmula que já havia dado certo para mim: Partir desde o princípio de textos acadêmicos avançados, aprender tudo o que estivesse presente neste textos (seja inglês básico, intermediário e avançado), e avançar um texto por vez.
O resultado é que desde 2010 pude acompanhar a centenas de alunos de Mestrado e Doutorado na conquista da proficiência em inglês acadêmico e me sinto muito honrado em poder testemunhar tantas pessoas superando suas dificuldades e alcançando seus objetivos.
Hoje não cozinho mais rs, me formei em contabilidade e sou mestre em Contabilidade Gerencial e Planejamento Tributário pela Fucape Business School. Atualmente vivo em Santiago no Chile, onde curso Doutorado em Finanças pela Universidad Adolfo Ibañez e desenvolvo pesquisas acadêmicas na área de Finanças, Controladoria e Tributação.
Embora possa parecer que tudo isso acima não tenha muito a ver com ensinar inglês, eu confesso que estou realizando um grande sonho. Eu tenho paixão por ver as pessoas superando seus desafios, e foi por isso que em 2015 decidi Fundar a English Pós como uma comunidade online, para poder contribuir com mais gente na conquista da proficiência em inglês.
E como eu adoro saber sobre descobertas científicas, ensinar inglês acadêmico é algo que me faz aprender muito sobre todas as outras áreas além da minha. E de alguma forma também me sinto contribuindo para a ciência, já que quanto mais fluidez de comunicação há na academia, mais intercambio, descobertas e publicações podem acontecer.
Mesmo que você não consiga se imaginar fluente dentro da habilidade que você precisa desenvolver (leitura, escrita, conversação) eu quero te fazer um convite.