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Como organizar sua escrita científica

Ana Luiza Lisboa Pimenta21/06/2023

Saber como organizar sua escrita científica é um passo importante para o sucesso acadêmico. Afinal, para constituir uma pesquisa, será necessário apresentar clareza e coerência, estabelecendo uma rede sólida de fatos e informações a serem utilizados no corpo do projeto.

Organizando a escrita de maneira eficaz, há a possibilidade de facilitar a compreensão dos leitores e proporcionar uma leitura mais límpida. Neste artigo, ficará mais simples entender quais estratégias precisam ser adotadas para alcançar um nível satisfatório e suficiente relacionado à escrita científica.

Afinal, como organizar sua escrita científica?

Organizar sua escrita científica pode não ser uma tarefa fácil, afinal, são diversos hábitos que precisam ser adotados antes mesmo de começar a dar certo. No entanto, logo abaixo você poderá ter acesso a algumas estratégias indispensáveis para manter a consistência em seus projetos, transmitindo as ideias com clareza.

1. Faça um planejamento

Mesmo que já saiba sobre qual tema irá escrever, não comece o processo de escrita sem antes ter um planejamento! Afinal, sem a organização correta de ideias e objetivos, o processo pode se tornar ainda mais demorado, além de apresentar algumas contradições a longo prazo, o que pode ser prejudicial.

Dessa maneira, o ideal é que as primeiras informações a serem registradas estejam diretamente relacionadas com os pontos que fazem um bom resumo sobre o seu trabalho. Pense que está apresentando o tema para alguma pessoa que não o conheça e, assim, compartilhe com alguém para colocar à prova a clareza das informações.

Com o planejamento em um estágio mais avançado, o ideal é começar a definir metas e prazos para que o tempo seja gerido da melhor maneira possível. Além disso, a maioria dos escritos acadêmicos precisam ser entregues em um prazo específico, o que acaba ampliando a necessidade de uma organização de cronograma.

2. Busque boas referências

Ao pensar em como organizar sua escrita acadêmica, é necessário estar munido de boas referências na área. Dados, estudos e pesquisas podem ser extremamente importantes para garantir um argumento mais sólido, além de passar credibilidade para toda a constituição do projeto.

3. Foque no seu vocabulário

A escrita acadêmica costuma ser um pouco mais complexa do que a cotidiana, mas isso não significa que o seu texto deve se mostrar incompreensível. O ideal é buscar por termos mais comuns em pesquisas, estudos e artigos para adaptar à sua temática e, consequentemente, oferecer um tom profissional para o escrito.

No entanto, mesmo diante dessa preocupação com o vocabulário, também é interessante se preocupar com a forma com a qual as palavras são escolhidas. Afinal, é necessário alcançar o máximo de pessoas possível com a pesquisa, não limitando o conteúdo somente às pessoas da área.

Também é importante evitar o uso de adjetivos, pois o teor da escrita acadêmica não consiste em opiniões informais. Termos comuns, utilizados no dia a dia, também precisam ser evitados para não interferir no tom profissional da pesquisa.

4. Trabalhe de forma autônoma

É claro que os orientadores são peças fundamentais de uma boa escrita acadêmica. No entanto, na maioria dos casos, eles têm outras responsabilidades para lidar, como ministrar aulas ou auxiliar uma grande quantidade de orientandos em suas teses.

Por isso, é indispensável saber trabalhar com autonomia, buscando referências sólidas e dando continuidade ao projeto por conta própria. Os orientadores devem, sim, ser consultados, mas é ideal que boa parte da pesquisa já esteja encaminhada para que, depois, passe por um processo de polimento.

5. Organize suas ideias

Enfileirar as suas ideias de maneira adequada é indispensável para saber como organizar sua escrita acadêmica. Afinal, não ter um bom planejamento nem direcionamentos pode acabar atrasando ainda mais o prazo de entrega e tornando a pesquisa algo custoso de terminar, desestimulando o acadêmico.

Por isso, para aproveitar todos os recursos que a tecnologia tem a oferecer, é possível utilizar aplicativos para fazer essa organização. Nesses apps, adicione ideias que surgem vez ou outra durante a elaboração do artigo ou projeto de pesquisa. Em algum momento, aquelas informações se tornarão valiosas como ouro.

6. Mantenha o cérebro focado

É claro que levar um projeto adiante pode ser muito difícil, especialmente porque existem várias distrações e longas camadas a serem superadas até a finalização da pesquisa. Ainda assim, é preciso lembrar ao cérebro que aquele conteúdo trabalhado é relevante e, no momento, se mostra uma completa prioridade.

Quando estiver desenvolvendo a escrita acadêmica, é necessário manter os holofotes apenas para aquilo. Evite leituras paralelas durante o desenvolvimento, focando apenas no que servirá de aporte teórico para um argumento sólido. As redes sociais também precisam ser deixadas de lado durante os horários de estudo.

7. Use a técnica Pomodoro

Muito conhecida por ajudar as pessoas que possuem dificuldade para se concentrar, a técnica Pomodoro pode ser uma excelente opção para entender como organizar sua escrita acadêmica. Realize momentos de produção por 25 minutos consecutivos e, em seguida, adicione uma pausa para descansar e se distrair.

Ao repetir esse processo pelo tempo determinado, como 2 horas ou 4 horas de pesquisa e desenvolvimento, ficará muito mais simples notar o quão produtivo o seu dia se tornou. Com esse pequeno sistema de recompensa, o cérebro fica mais disposto a trabalhar e captar novas informações.

Bônus: ferramentas auxiliares

Existem, também, algumas ferramentas auxiliares para quem deseja aprender a se organizar melhor na hora de escrever. Esses aplicativos são:

  • Xmind, para criar mapas mentais;
  • Zotero, para organizar as referências e a escrita;
  • Trello, para colocar todas as informações em um só lugar e organizar os horários.

De todo o modo, para aprender a como organizar sua escrita acadêmica, é necessário ter disciplina e paciência. Afinal, pesquisa, leitura e argumentação podem levar tempo graças à necessidade do aprofundamento do conteúdo. Então, não desista! O caminho é árduo, mas, ainda assim, recompensador para quem tenta.

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